Graduação
Bacharelado em Educação Física
Conheça o curso
O curso superior de graduação em Educação Física, modalidade Bacharel, com funcionamento na cidade de Muzambinho é comprometido com a formação de um profissional dotado de competências educacionais, conceituais (científicas), procedimentais (técnico-pedagógicas) e atitudinais (ética profissional). Este iniciou suas atividades nesta Instituição em agosto de 2010, dando prosseguimento à história exitosa da antiga Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM). Neste período de sua existência, o curso teve a oportunidade de formar inúmeros profissionais que contribuem sobremaneira com a Educação Física praticada no país.
Mercado de Trabalho
O Bacharel em Educação Física adquire uma formação que o possibilita a atuar como autônomo, em Instituições, Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviço em atividade física, recreativa, esportiva e como Personal Trainning. A profissão está regulamentada pela Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 01/06/20
- 08h44
Ciência da Computação
Conheça o curso
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi criado no ano de 2009. A carga horária é composta por disciplinas, atividades complementares, estágio obrigatório supervisionado e atividades práticas de Projeto Integrador. Para formação de profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho, o curso foi organizado de forma a integrar atividades teóricas e práticas, além de incentivar ações de extensão, pesquisas científicas e a participação dos alunos e competições nacionais e internacionais.
Os processos seletivos para ingresso no curso ocorrerão de forma anual, havendo entradas alternadas entre os períodos vespertino e noturno, com a oferta de 30 vagas por ano.
Mercado de Trabalho
O bacharel em Ciência da Computação pode trabalhar em diversos segmentos do mercado seja como desenvolvedor de softwares ou na área de suporte e implantação de novas tecnologias e softwares. Além disso, pode atuar na área de redes de computadores, engenharia de software, telecomunicações, na matemática e modelagem computacional, na área educacional e no desenvolvimento e aplicação de pesquisas na área de tecnologia e sistemas de informação.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 06/04/20
- 17h31
Engenharia Agronômica
Conheça o curso
A formação do Engenheiro Agrônomo no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é realizada em curso de graduação com duração de nove períodos. A matriz curricular estabelecida tem por finalidade formar profissionais com os conhecimentos, competências e habilidades, necessárias a continuidade da aprendizagem por toda a vida desses profissionais.
Levando-se em conta a legislação profissional vigente, as diretrizes curriculares e o perfil esperado para o profissional formado em Engenharia Agronômica pelo Campus Muzambinho, o curso oferece conteúdos nas diversas áreas de conhecimento da Agronomia, que englobarão os conhecimentos agronômicos e das áreas de ciências exatas, da terra e humanas. Adicionalmente são oferecidas disciplinas optativas, além de atividades como estágio, monitoria, iniciação científica e atividades de extensão.
Mercado de Trabalho
As oportunidades do mercado de trabalho para os egressos do curso superior de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho estão nas áreas de construções e eletrificações rurais, irrigação, topografia, fitotecnia, solos, zootecnia, ecologia e recursos naturais renováveis, defesa sanitária vegetal, alimentos, parques e jardins, nutrição animal, extensão rural, transferência de tecnologia; gerenciamento de propriedades agrícolas; agronegócio e crédito rural, assessoria e planejamento para pequenas, médias e grandes empresas do complexo agropecuário, empresas ligadas à transformação e comercialização de produtos agropecuários, empresas relacionadas com a produção e venda de insumos agrícolas e em setores ligados às cadeias produtivas agrícolas, bancos, cooperativas, sindicatos, instituições agrícolas do setor federal, estadual, prefeituras e iniciativa privada.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 01/06/20
- 08h26
Licenciatura em Ciências Biológicas
Conheça o curso
A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nessa área têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza. Essa ciência proporciona conhecimento sobre processos evolutivos, além da possibilidade de reflexão sobre a sustentabilidade de padrões e processos vitais aos ecossistemas, o que viabiliza a manutenção e incremento da qualidade de vida das espécies. Com essa visão, o biólogo apresenta-se como excelente educador, pois possui personalidade crítica, auxiliando na construção de uma sociedade igualitária e justa a partir de sua atuação no processo de Educação.
Mercado de Trabalho
O biólogo atua na docência, bem como em outras áreas aplicadas do conhecimento. Sua formação permite o desenvolvimento de ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas, além das escolas. Os licenciados podem ainda atuar junto à gestão escolar e/ou de ambientes e procedimentos ligados ao processo educacional. Outras atividades atreladas ao perfil do biólogo correspondem ao desenvolvimento de estudos para diagnóstico das distintas formas de vida, compreensão da origem, evolução, estrutura e funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, após a formatura, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 04/06/20
- 10h32
Licenciatura em Educação Física
Conheça o curso
O curso superior de Graduação em Educação Física, modalidade licenciatura, é comprometido com a formação de um profissional dotado de competências educacionais, conceituais (científicas), procedimentais (técnico-pedagógicas) e atitudinais (ética profissional). O curso já formou inúmeros profissionais que contribuem com o ensino de Educação Física praticado no país.
O curso existe desde agosto de 2010 e acontece no Centro de Ciências Aplicadas a Educação e Saúde – CeCAES e oferta 40 vagas.
Tem por objetivo formar professores habilitados para a prática docente na Educação Básica, atuando com as diferentes manifestações da cultura corporal do movimento humano e interagindo com as demais áreas do conhecimento para a formação integral do indivíduo.
Mercado de Trabalho
Nosso curso tem como principal objetivo preparar os alunos para atuarem com a promoção da saúde por meio de exercícios físicos e práticas esportivas no âmbito escolar. O Licenciado em Educação Física sairá preparado para trabalhar em quaisquer instituições de ensino públicas ou privadas que promovam o ensino de práticas esportivas ou atividades físicas.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 01/06/20
- 08h44
Licenciatura em Pedagogia EaD
Conheça o curso
O curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia EaD é oferecido para alunos que já tenham concluído o Ensino Médio ou outro curso superior. Nesse curso, a trajetória de formação tem como objetivo qualificar o futuro professor para o trabalho na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano escolar) e em Gestão Escolar, em concordância com as funções previstas no art. 64 da LDB.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho do profissional pedagogo inclui:
- Gestor pedagógico em empresas (organizações governamentais e não governamentais);
- Assessor pedagógico em serviços de difusão (museus, centros culturais, bibliotecas) e de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádios, editoras);
- Desenvolvimento de projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições;
- Consultoria para treinamentos corporativos, visando a gestão do método e o desenvolvimento dos conteúdos relacionados;
- Atuação em creches, cuja contratação de pedagogos é obrigatória;
- Pedagogia hospitalar – Elaboração de projetos didáticos para crianças e jovens internados;
- Recreação e lazer – Clubes, hotéis e instituições ligadas ao turismo;
- Educação no trânsito (setor de planejamento urbano, transportes);
- Órgãos governamentais, podendo estabelecer e fiscalizar legislações relacionadas a área educacional.
Fotos do curso
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 15/04/20
- 08h16
Medicina Veterinária
Conheça o curso
O curso superior de Bacharelado em Medicina Veterinária foi criado em 23 de março de 2015, tendo como principal objetivo a formação de profissionais habilitados para o exercício crítico e competente da profissão, bem como das atividades de pesquisa e extensão nas diferentes áreas de conhecimento da Medicina Veterinária e áreas correlatas.
Mercado de Trabalho
O Brasil é mundialmente reconhecido pelo seu agronegócio e atualmente é o segundo maior “mercado pet” global. O médico veterinário é capaz de executar diversas funções específicas e inerentes a esses segmentos, dentre outras inúmeras atuações profissionais, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 04/06/20
- 09h51
Tecnologia em Cafeicultura
Conheça o curso
A Cafeicultura é a principal atividade agrícola da região Sudoeste de Minas Gerais e portanto, tem grande demanda de formação de profissionais para atuar no agronegócio do Café. Desta forma, o curso superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, ofertado desde agosto de 2005, tem como objetivo a formação e a capacitação de profissionais para atuarem de forma independente e inovadora em toda a cadeia produtiva do café. A formação do estudante visa o preparo para o atendimento técnico nos setores de produção, colheita, pós-colheita, beneficiamento, rebeneficiamento, industrialização e comercialização. O curso também prevê o desenvolvimento de pesquisa aplicada com enfoque na sustentabilidade econômica, ambiental e social e a vivência em atividades de assistência técnica e de extensão rural na cafeicultura.
O curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura foi avaliado pelo INEP/MEC em 2017 e recebeu o conceito máximo de qualidade que é a nota 5. Isso representa excelência na oferta do curso, nos quesitos Professores e Técnicos, Infraestrutura e Projeto Pedagógico.
Mercado de Trabalho
Gerenciamento em propriedades cafeeiras; Empresas comercializadoras de produtos para a Cafeicultura; Consultoria Técnica; Classificadores de café em armazéns, cooperativas e fazendas; Treinamento técnico mediante cursos de Especialização; Torrefação e cafeterias.
- Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
- não publicado
- 04/06/20
- 11h29