Práticas enquanto Componente Curricular – PCC’s
Em conformidade ao § 1º, inciso I, do artigo 13º da Resolução CNE/CP nº 02/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada, as PCC's constituem de seis disciplinas distribuídas ao longo do curso com início no 1º período, conforme pode ser observada na matriz curricular. Elas têm caráter integrador de conteúdos e possibilitam atividades práticas e teóricas ao educando, bem como o apresenta à vivência de práticas educativas relacionadas a ações cotidianas não escolares.
Cabe também aos educandos a confecção de Projetos e/ou Portfólios relativos às ações e atividades realizadas pelos educandos durante o desenvolvimento das disciplinas de PCC's. Neste caso, o portfólio corresponde à produção de documentação descritiva das atividades planejadas e executadas pelos educandos de Pedagogia ao longo da disciplina de PCC, contendo registro textual e fotográfico. O material produzido pelos educandos, e que auxiliará o registro das ações e atividades implementadas por eles, poderá ser constituído por:
- Criação de material de áudio, visual ou audiovisual relacionado à área da Educação;
- Proposição, execução e avaliação de atividades lúdicas voltadas para práticas educacionais;
- Planejamento e criação de projetos associados à área de Educação, envolvendo os níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental;
- Planejamento, criação, organização e desenvolvimento de campanhas destinadas à sensibilização da comunidade quanto a assuntos atrelados à Educação;
- Planejamento, criação, organização e desenvolvimento de campanhas de integração escola-comunidade.
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado tem o intuito de garantir aos docentes a formação plena para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino e a gestão educacional, e os processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional. A Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015, define uma base comum nacional quanto à estrutura e currículo dos cursos de licenciatura, destacando a obrigatoriedade para o cumprimento do Estágio Curricular Supervisionado:
(...) II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;
(...) § 6º O estágio curricular supervisionado é componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade específica intrinsecamente articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico. (BRASIL, 2015, p. 2).
O educando poderá iniciar suas atividades de estágio após ter cumprido com êxito, o mínimo de 50% da carga horária das disciplinas do curso, tendo o professor-orientador do Estágio do IFSULDEMINAS definido e Carta de Aceite carimbada e assinada pela escola escolhida.
Conforme a Resolução nº 2/2015, para os cursos de formação docente, compreendemos que as atividades acadêmicas, científicas e culturais complementares à formação são aquelas previstas no Núcleo de Estudos integradores para enriquecimento curricular, compreendendo a participação em:
[...] a) seminários e estudos curriculares, em projetos de iniciação científica, iniciação à docência, residência docente, monitoria e extensão, entre outros, definidos no projeto institucional da instituição de educação superior e diretamente orientados pelo corpo docente da mesma instituição; b) atividades práticas articuladas entre os sistemas de ensino e instituições educativas de modo a propiciar vivências nas diferentes áreas do campo educacional, assegurando aprofundamento e diversificação de estudos, experiências e utilização de recursos pedagógicos; c) mobilidade estudantil, intercâmbio e outras atividades previstas no PPC; d) atividades de comunicação e expressão visando à aquisição e à apropriação de recursos de linguagem capazes de comunicar, interpretar a realidade estudada e criar conexões com a vida social (Resolução CNE/CP 02/2015, p. 10).
Dessa forma, tais atividades não se resumem a ações de naturezas didática e acadêmica, envolvendo práticas socioculturais que estejam, de algum modo, relacionadas à formação do docente.
Confira o regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC)/ Atividades Complementares