A proposta curricular do curso Graduação em Educação Física, modalidade Licenciatura do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, caracteriza-se pelos princípios e compromissos norteados e regulamentados pela Resolução CNE/CES Nº 6, de 18 de dezembro de 2018, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, assim como pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em que incide sobre as competências e dimensões constituintes (de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica) que se integram nas ações docentes esperadas do perfil dos egressos da Educação Física.
As competências específicas que almejamos em um perfil do egresso da Licenciatura em Educação Física se referem a três dimensões fundamentais (do conhecimento, da prática docente e engajamento), as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente (Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019):
I – Competências específicas da dimensão do conhecimento profissional:
a) dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los: as formas como o docente organiza sua prática estão diretamente relacionadas com os processos de significação das práticas corporais e os processos de ensino. É fundamental que o(a) professor(a) articule estas esferas;
b) demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem: não basta que o docente demonstre conhecimentos sobre os estudantes nas suas características psicológicas, sociais e culturais, mas também que se manifeste na compreensão das suas aprendizagens;
II – Competências específicas da dimensão da prática profissional:
a) planejar as ações do ensino que resultem em efetivas aprendizagens: é necessário estabelecer estratégias pedagógicas para diferentes contextos, permitindo a participação do educando no processo considerando o seu contexto social e histórico, de forma a contemplar as oito dimensões do conhecimento: Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão sobre a Ação, Construção de valores, Análise, Compreensão e Protagonismo Comunitário;
b) criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem: torna-se indispensável explorar formas de comunicação e recursos tecnológicos que dialoguem com os saberes da Educação Física, da Educação e áreas afins. Busca-se intervir profissionalmente na realidade social com finalidades distintas: ensino e gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de Educação Básica nas diversas etapas e modalidades; formação cultural; promoção e prevenção da saúde; lazer. Conhecer, adquirir e utilizar recursos tecnológicos e de comunicação inovadores para potencializar, diversificar e estimular as formas de intervenção e conhecimento, buscando o enriquecimento cultural dos aprendentes nesse processo;
c) avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino: para tanto deve-se considerar a diversidade cultural e a evolução constante do campo
científico;
d) conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades: experienciá-las de forma crítica, reflexiva e atualizada, considerando as questões socioculturais e políticas atuais.
III – Competências específicas da dimensão do engajamento profissional
a) comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional: a formação em licenciatura ofertará espaços, práticas e processos para o desenvolvimento pessoal (relações inter e intrapessoal) e para o trabalho coletivo por meio de espaços formativos complementares (congressos, simpósios, seminários etc.). Também promoverá a inserção em iniciativas fomentadoras de conhecimentos pedagógicos e científicos, almejando comprometimento com o ensino e a aprendizagem de todos os estudantes;
b) Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender: para tanto, o percurso formativo deverá possibilitar a construção de ambientes inclusivos, respeitando as individualidades, a autoidentificação étnico-racial e de gênero, reconhecendo os contextos culturais e sua diversidade. A garantia de um ambiente acolhedor visa respeitar o direito à aprendizagem de cada sujeito;
c) Participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos: o itinerário ofertado aos estudantes contemplará o contato e respeito ao contexto socioeconômico e cultural da escola, tendo como centro a participação na construção do Projeto Pedagógico de forma democrática. A vivência e problematização dos diferentes usos dos recursos tecnológicos estará presente. Também, far-se-á a conexão com os documentos oficiais vigentes de forma a construir referências para uma atuação profissional balizada conceitualmente. Além disso, deve-se dar condições de questionar as proposições a partir de demandas e referências teóricas alternativas que possam atender a lacunas observadas durante o processo formativo;
d) Engajar-se profissionalmente com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar: o estabelecimento de estratégias de entendimento e conexão com a comunidade atendida pela instituição é um desafio a ser debatido e buscado durante a formação de professores. Neste sentido, a construção de parcerias com entes públicos e privados com vistas a estreitar vínculos e encontrar soluções para problemas internos à escola e ao seu entorno social são imprescindíveis. A formação de professores de Educação Física vai além de prepara-los para a expertise na quadra de aula; vislumbra, também, aguçar o olhar para as questões sociais que envolvem os estudantes e famílias, na perspectiva de empoderar a comunidade para a resolução dos problemas.