Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pós-graduação

Escrito por Fernando Célio Dias | Criado: Quarta, 24 Novembro 2021 09:45 | Última Atualização: Terça, 23 Abril 2024 08:17

Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
EF 1100x600

Conheça o curso

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional é uma pós-graduação stricto sensu, coordenada pela UNESP e ofertada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e em outros 18 polos.

É um programa voltado exclusivamente para professores efetivos que atuam na educação básica pública e que almejam ampliar seus saberes sobre a área, bem como sistematizar suas experiências docentes à luz de teorias educacionais e da Educação Física Escolar.

O programa é chancelado e avaliado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional objetiva contribuir para a formação continuada de professores crítico-reflexivos que possam intervir no contexto em que atuam, buscando qualificá-los na direção de uma escola e sociedade mais democrática e inclusiva, tendo a ciência como maior aliada.

Serão ofertadas 8 vagas (duas por orientador) por meio de seleção nacional promovida pela coordenação nacional do Programa, com início de aulas no 1º semestre de 2022.

IMG 3294

Organização curricular

A maior parte do curso é ofertada em rede, com 60% da carga horária cursada por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem e 40% de forma presencial, no IFSULDEMINAS.

As disciplinas eletivas são totalmente presenciais, ministradas nos meses de dezembro, janeiro ou fevereiro, de forma condensada, nas dependências do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

Ao final do curso, os concluintes apresentarão uma dissertação e um produto educacional relacionado ao seu trabalho: uma cartilha, um material didático, um aplicativo, entre outras possibilidades.

Eventos do curso

Com o objetivo de unir os estudantes do curso à profissionais da área, interessados e empresas, o curso procura incentivar a participação de seus alunos em eventos nacionais e internacionais.

anexos1100

GALERIAS 

INFRAESTRUTURA -  CeCAES

  • Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
  • não publicado
  • 19/11/21
  • 08h53
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
docencia ensino superior
03

Conheça o curso

A proposta do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior surgiu da necessidade apontada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em pesquisa realizada no ano de 2021 entre os militares da corporação. Em função disso, desenvolveu-se este projeto no sentido de somar as capacidades e qualidades de ambas as instituições.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais para a docência no ensino superior, oferecendo-lhes os instrumentos teórico-metodológicos que permitam a práxis ética, social e pedagógica.

Será realizado na modalidade a distância com a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, preferencialmente, realizada presencialmente. Está, por isso, dividido em duas partes. A primeira consiste na integralização das disciplinas de maneira totalmente online e a segunda, preferencialmente presencial.

O Curso tem a duração prevista de doze meses, sendo este o tempo mínimo para sua conclusão. O discente deverá cumprir a carga horária estabelecida, incluindo a defesa do TCC, dentro do período de integralização que se inicia na matrícula, até o período máximo de 24 meses, conforme descrito no artigo nº 36 da Resolução 109/2021 do Conselho Superior do IFSULDEMINAS.

anexos1100
  • Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
  • não publicado
  • 18/03/22
  • 12h05
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
banner interno secundario 1920 x 400
CC 1100X600

Conheça o curso

O curso de Pós-graduação Lato Senso em Bioética é oferecido para estudantes que já tenham concluído o Ensino superior. Nesse curso, a trajetória de formação tem como objetivo habilitar os profissionais a entender e interpretar os conflitos éticos presentes na prática profissional, considerando os avanços da ciência, tecnologia, aspectos morais e implicações éticas e jurídicas, que afetam todas as áreas de atuação profissional para que, em contexto interdisciplinar, estejam aptos a enfrentar desafios educacionais, consultivos e normativos em Bioética.

Captura de tela da aula inaugural

foto aula inaugural bioetica

anexos1100
  • Escrito por Fernando Célio Dias
  • não publicado
  • 06/04/20
  • 11h03

Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária

Conheça o curso

O Programa de Aprimoramento Profissional de Medicina Veterinária (PAP) é uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu destinada a Médicos Veterinários e caracteriza-se por um programa intensivo de treinamento em serviço, com duração de dois anos.

O Programa complementa a formação acadêmica do graduado em Medicina Veterinária possibilitando seu aperfeiçoamento em área específica do exercício profissional, mediante programa de atividades teórico-práticas, desenvolvidas junto aos serviços do Hospital Veterinário do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, priorizando-se as atividades práticas sob orientação de profissionais altamente qualificados. 

O objetivo do PAP é capacitar Médicos Veterinários, aprimorando-os afim de torná-los aptos a realizar diagnósticos, tratamento e formas de controle das enfermidades que acometem os animais, com segurança e habilidade, participando ativamente na melhoria da qualidade de vida desta categoria de pacientes, contribuindo com a manutenção da saúde pública e a promoção do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região do Sul de Minas Gerais. 

Para cumprir o seu papel, o PAP é orientado pelos princípios e diretrizes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a partir das necessidades e realidades locais.

Organização curricular

O PAP em Medicina Veterinária será desenvolvido no período de 2 anos e terá carga horária anual de 1920 horas, sendo 10% em atividades teóricas e 90% em atividades práticas supervisionadas e desenvolvidas no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A carga horária total de 3840 horas será distribuída em atividade teóricas de núcleo comum, atividade práticas de núcleo comum, atividades práticas de núcleo específico e atividades práticas supervisionadas. Dentro dessa carga horária, está contemplada uma linha voltada para Saúde Pública e o entendimento do Médico Veterinário dentro do contexto. 

anexos1100

  • Escrito por Tatiana de Carvalho Duarte
  • não publicado
  • 29/12/20
  • 08h05
Fim do conteúdo da página